Título: Corpus Hermeticum Græcum

Autor: David Pessoa de Lira (tradução e glossário)

Editora: Cultrix

Compre na Amazon

Esqueça “Caibalion” e outras besteiras pseudo-herméticas, todo seguidor de Hermes Trismegistos precisa estar completamente familiarizado com esta obra. Melhor ainda se tiver acesso ao texto em grego original, como é o caso deste livro!

Para contextualizar, “Corpus Hermeticum” trata-se da mais conhecida obra filosófica e religiosa do hermetismo, em forma de diálogos entre Hermes Trismegistos e seus discípulos, Tat, Amom e Asclepius. A partir desses diálogos, entendemos a natureza divina, o cosmos, e as bases da alquimia e astrologia.

Essa obra é uma das mais relevantes para magos e místicos, mas sua influência transcende a esfera esotérica: quando foi traduzida pela primeira vez para o latim, por Marcílio Ficino, contribuiu para o próprio surgimento da renascença e sua filosofia humanista.

O hermetismo em si, surge em um contexto pagão e politeísta, mas com o surgimento e avanço do cristianismo, foram feitas tentativas cristãs iniciais de contextualizar a filosofia hermética como uma espécie de “proto-cristianismo”, mas essa ideia foi abandonada posteriormente, sendo retomada na renascença ao considerarem o hermetismo como um intermediário entre o paganismo e o cristianismo. Justamente por esse motivo, algumas edições posteriores à original, tentaram ocultar ou mudar (conscientemente ou não) o sentido pagão e místico original do texto, para tornar mais compatível com o cristianismo ou outras filosofias.

Por esse motivo é importante um livro como esse, com o contexto adequado, com a página ao lado com o idioma grego original, pois nos permite aproximar com mais segurança as ideias filosóficas e espirituais de um hermetismo original.

CORPUS HERMETICUM GRÆCUM